Translate

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Profiteroles


Cá em casa já fazem parte da tradição de natal!

para a massa:
300g de farinha
100g de manteiga com sal
5 dl de água
7 a 8 ovos

creme de ovos:
5 gemas
4 colheres de sopa de açúcar
1 pacotinho de açúcar baunilhado
1 colher de chá de maizena
5 colheres de sopa de água

chantilly:
2 pacotes de natas ou 1/2 litro
2 pacotes de açúcar baunilhado
2 pacotes de solidificador de natas (quem não encontrar pode usar gelatina)

chocolate de barra q.b.

Põe-se num tacho, a água quente e a manteiga, leva-se ao lume até ferver e, então retira-se o tacho para fora e deita-se a farinha de uma só vez. Bate-se bem até que a farinha forme uma bola espessa e leva-se de novo ao lume batendo sempre até esta se descolar do fundo e da colher, formando uma bola.
Retira-se do lume e vão-se juntando os ovos um a um, batendo bem e levantando a massa para que fique bem arejada, até que os ovos fiquem bem incorporados ( num adicione um ovo sem que o outro esteja completamente incorporado). A massa deve ficar mole mas não liquida. Se ao deitar o sétimo ovo a massa estiver quase no ponto, bata o último ovo à parte e vai-se incorporando aos poucos até a massa ter a consistência certa.
Unta-se um tabuleiro com manteiga no qual se vai dispondo (com a ajuda do saco de pasteleiro) pequenas bolas de massa. Leva-se ao forno a 200°C durante  + ou - 20 minutos. Deve-se fazer atenção a retirar do forno para não apanharem nenhuma corrente de ar até estarem frios.

Leve os ingredientes para o creme ao lume brando, mexendo sempre, até este engrossar e deixe arrefecer antes de rechear os profiteroles.

Prepare o chantilly batendo com a batedeira eléctrica todos os ingredientes.

Para rechear, corte os profiteroles ao meio com a ajuda de uma faca e coloque um pouco de creme de ovos e um pouco de chantilly (com a ajuda do saco de pasteleiro). Forme uma torre e regue com chocolate derretido em banho-maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário